Mapa racial de Salvador – Bahia

Depois da cidade do Rio de Janeiro, é a vez do mapa de Salvador, cidade que infelizmente ainda não conheci.Pesquisando sobre Salvador para saber mais sobre os bairros, vi que a Zona Sul é a parte mais rica, assim como no Rio de Janeiro, bairros como Vitória, Barra, Ondina possuem o metro quadrado mais caro de Salvador.

Salvador é considerada a cidade mais negra fora da África.Porém como vocês verão nos mapas abaixo, a segregação racial se faz presente na cidade, na cidade mais negra fora da África, os negros são minorias nas partes ricas da cidade.

O diretor Spike Lee em visita recente ao Brasil perguntou:

” por que Salvador, cidade de população predominantemente negra, nunca teve um prefeito, governador ou senadores negros?”

O neurocientista Carl Hart também falou sobre sua percepção sobre Salvador:

“A minha impressão inicial é de que eu estou muito orgulhoso de ver essas pessoas negras, bonitas, mas por outro lado estou triste de ver que negras e negras, aqui, têm uma autoridade política tão reduzida. O destino de negros e negras, aqui, parece estar nas mãos de pessoas brancas, que têm pouca compreensão do negro, da negra e de sua cultura. Então, para concluir, eu diria que tenho sentimentos ambíguos em relação a Bahia. Estou intensamente orgulhoso, e ao mesmo tempo, profundamente triste. “

Para terminar, Angela Davis também falou sobre a falta de representatividade dos negros no Brasil:

“Não posso falar com autoridade no Brasil, mas às vezes não é preciso ser especialista para perceber que alguma coisa está errada em um país cuja maioria é negra e a representação é majoritariamente branca”

[…] “Sempre assisto TV no Brasil para ver como o país se representa e a TV brasileira nunca permitiu que se pensasse que a população é majoritariamente negra”.

Como relata uma matéria do Pragmatismo Político:

“Em um país onde 50,7% da população é negra ou parda, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 10% dos parlamentares federais são desses grupos, como mostra um estudo da Transparência Brasil.

Segundo o Censo do Poder Judiciário divulgado mês passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 1,4% dos magistrados brasileiros se autodeclaram pretos.”

O mapa que usei para identificar os bairros de Salvador:

novosbairros

Mapa dos bairros de Salvador

 


 

04.Salvador - sem bordas

Mapa racial de pontos – Salvador – Bahia


 

Mapa Racial de Salvador

Cidade de Salvador – Satélite

 


 

Mapa Salvador - Pretas

Exibindo apenas as pessoas pretas.

 


 

Mapa Salvador - Pardas

Exibindo apenas as pessoas pardas.

 


 

Mapa Salvador - Brancas

Exibindo apenas as pessoas brancas.

 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s