Dados abertos mas nem tão abertos assim

Hoje fiz meu primeiro pedido de informação com base na Lei de Acesso à Informação, foi para a Secretária de Segurança Pública, solicitei cópia dos Boletins de Ocorrência onde pessoas foram mortas por policiais em serviço ou não no ano de 2014. Os pedidos podem ser feitos através desse site, O prazo de resposta é de 20 dias prorrogáveis por mais 10 dias, assim que tiver um retorno eu atualizo o post.

Agora é esperar e torcer para que eles enviem os dados sem mais delongas, digo isso porque uma amiga fez alguns pedidos e depois do prazo eles responderam que não iam enviar porque ela “pediu para o lugar errado”, porque claro né, seria impossível encaminhar o pedido internamente para o lugar correto.

Detalhe, o formulário que você preenche para solicitar os dados parece mais um cadastro de loja virtual do que uma solicitação para dados que deveriam ser obtidos sem dificuldades e necessidade de se identificar.

Submarino? não, é o site do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão mesmo

Submarino? não, é o site do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão mesmo

Atualização: Havia feito dois pedidos, um sobre morte por PMs e outro sobre prisões por tráfico de drogas, o sobre tráfico já recebi a resposta positiva e já estou com dados em mãos.Foi tão rápido que me surpreendeu, demorou apenas quatro dias, recebi um email pedindo para retirar os dados lá no prédio da Polícia Civil na Luz, onde fica o DHPP, o DEIC, etc. Já o pedido para PM estou aguardando a resposta.

Anúncios

2 comentários sobre “Dados abertos mas nem tão abertos assim

  1. Tente entrar em contato com pesquisadores do SEADE e no CEM (Centro de Estudos da Metrópole). Eles podem ter esses dados por conta das parcerias com outras instituições. Quando estagiei no CEM, cheguei a georreferenciar casos de homicídios, mas isso foi há bastante tempo 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s